Doenças em cães e gatos: saiba agora quais as 5 principais doenças infecciosas

4 minutos para ler

Animais de estimação devem ter sua saúde controlada pelos seus tutores da mesma forma que os humanos da casa. Doenças em cães e gatos que são infecciosas podem trazer vários problemas e, em alguns casos, o óbito.

Infelizmente, muitos casos acontecem anualmente no país por falta de acompanhamento frequente, desconhecimento das possíveis doenças e a falta de vacinação.

Para evitar que você passe por esse tipo de problema, levantamos neste artigo os principais pontos que precisa saber para cuidar do seu pet.

O que são Zoonoses?

Doenças em que os animais são contaminados por meios de saliva, fezes, urina, pelo, alimentos e água são chamadas de Zoonoses. Também existem os casos de contaminação indireta, que acontece por meio de vetores como pulgas, mosquitos e outros insetos.

A preocupação com elas não está ligada somente à saúde de animais, mas também de seres humanos, uma vez que boa parte dessas doenças podem ser transmitidas a estes, como a Leishmaniose.

Quais são as principais doenças em cães e gatos?

Erlichiose (doença do carrapato)

Sem sombra de dúvida, uma das doenças em cães e gatos que são mais comuns no Brasil. Os casos são mais frequentes em adultos do que em filhotes e, apesar de ser comum em cachorros, acometem menos os gatos.

A transmissão acontece quando o carrapato se alimenta do sangue do animal contaminado pela Erlichiose e, em seguida, o mesmo inseto se alimenta de um saudável. Infelizmente, o bichinho pode vir a óbito.

Giardíase

A Giardíase faz parte de uma das doenças mais comuns entre as verminoses — doenças que acontecem a partir de vermes e seus ovos. Ela tem esse nome em decorrência do protozoário Giardia spp. Além de estar no pelo de animais, o contágio acontece do humano para o pet e vice-versa.

Sendo identificada pelo exame de fezes, é altamente recomendável ser diagnosticada no início da doença, uma vez que o tratamento é longo, necessitando internação. Os sintomas da Giardíase variam entre febre, fezes com muco, vômito, perda de peso, dores abdominais, etc.

Raiva

A raiva é um problema muito grave e que atormenta a vida de muitos tutores de animais. Causada pela mordida de um cão já contaminado pela doença, o vírus se instala no cérebro do animal, gerando diversos problemas, sendo o principal a hidrofobia, que é aversão a água.

No primeiro estágio, o cachorro apresenta alteração no comportamento, que piora no segundo estágio, que é marcado pela alta agressividade. No terceiro e último estágio o animal passa a perder os movimentos do corpo, podendo chegar ao óbito, decorrido de paradas respiratórias. O tratamento só alivia os estágios do animal. Por isso, é muito importante a vacinação.

Leptospirose Canina

Doença gerada a partir da urina de ratos contaminados, na qual os cães apresentam febre, muco, petéquias, entre outros. É fundamental fazer o tratamento correto — utilização de antibióticos —, uma vez que a doença pode ser transmitida facilmente para seres humanos.

FIV — Vírus da Imunodeficiência Felina

Essa doença é conhecida como a AIDS dos gatos por afetar diretamente o sistema imunológico dos felinos. A transmissão acontece frequentemente em cruzamentos e brigas com ferimento. Os sintomas são: febre, aumentos dos gânglios linfáticos e infecções intestinais e cutâneas.

Doenças em cães e gatos são preocupantes, independentemente do nível em que o animal esteja contaminado. Em muitas delas, podem ocorrer situações extramente ruins, como falecimento ou sintomas crônicos. É importante mantê-los protegidos e, para isso, vacinar regulamente o seu pet. Algumas das principais vacinas para essas doenças são: V8, V3, antirrábica, etc.

Quer saber quando seu animal precisa ser vacinado e quais as outras doenças que são evitadas com a vacina? Entre em contato conosco que vamos explicar melhor a respeito!

Você também pode gostar

Deixe um comentário